Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Currículo
Início do conteúdo da página

CURRICULUM VITAE

Acessos: 16264

 

Ten Cel Inf QEMA

ANDRÉ COSTA CAMPELO

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 40º Batalhão de Infantaria, o Tenente-Coronel de Infantaria ANDRÉ COSTA CAMPELO estava servindo na Escola de Comando e Estado - Maior do Exército.

Foi promovido ao posto atual em 31 de agosto de 2019.

Nascido em 02 de abril de 1976, na cidade de Araguari – Minas Gerais é filho de Antônio Hélio Ferreira Campelo e de Zeneida Maria Costa Campelo.

Incorporou às fileiras do Exército em 11 de fevereiro de 1995, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – São Paulo.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 27 de novembro de1999.

O Tenente-Coronel CAMPELO concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2008 e o Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2016. Possui, ainda, os Cursos Básico e Intermediário de Inteligência para Oficiais, na Escola de Inteligência Militar do Exército nos anos de 2003 e 2012 respectivamente, Curso de Planejamento de Operações na Selva, no Centro de Instrução de Guerra na Selva em 2019, Estágio de Comandante de Subunidade e Pelotão do Centro Conjunto de Operações de Paz em 2010. Possui ainda o curso de Pós-graduação em Política e Estratégia pela Universidade de Rondônia.

Dentre as principais funções desempenhadas, destacam-se as de Comandante de Companhia no 1ª Batalhão de Infantaria de Força de Paz no 14º Contingente da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, Oficial de Inteligência e de Operações do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, Sub Comandante e Comandante de Grupo de Operações de Inteligência da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada respectivamente, Oficial de Inteligência do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada Rio de Janeiro/RJ e Oficial de Inteligência e de Comunicação Social da 16ª Brigada de Infantaria de Selva – Tefé/Amazonas, e Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

O Tenente-Coronel CAMPELO foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, a Medalha Corpo de Tropa de prata, Medalha do Serviço Amazônico de prata, Medalha da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e Medalha do Pacificador.

O Tenente-Coronel CAMPELO é casado com a Senhora Lílian e possui dois filhos, Hélio Netto de 17 anos e Anna Laura de 8 anos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página